Autoridades da política e da igreja católica no Ceará se manifestaram para lamentar a morte de papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21).
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou a dedicação de papa Francisco aos mais humildes. "Vai em paz, papa Francisco. Seu legado de amor e dedicação aos mais pobres e desassistidos jamais será esquecido".
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, ressaltou a generosidade e o exemplo dado pelo Santo Padre. "Para os católicos, um líder generoso. Para o mundo, exemplo de fé e caridade. Compartilhar o mesmo tempo que o papa Francisco, com seus posicionamentos sempre tão cheios do amor cristão, toca profundamente a todos nós. No centro vazio da Praça São Pedro, rezando por toda a Humanidade em meio a uma devastadora pandemia, Francisco nunca esteve só: foi amparado por Deus em todos os momentos. Partiu o Santo Padre, mas seus ensinamentos de justiça e empatia ficarão para sempre em nossos corações. Que Deus o receba na Eternidade, Francisco".
O senador Camilo Santana também expressou sua gratidão e admiração pelo papa Francisco. "Obrigado por tanto, Papa Francisco. Que Deus te receba em sua infinita misericórdia. O mundo, pelo qual o senhor lutou para deixar mais humano e justo, fica com seus ensinamentos sobre fé e amor aos que mais precisam".
Camilo, inclusive, encontrou com Papa Francisco em 2017 no Vaticano, quando agradeceu pela reconciliação da Igreja Católica com o Padre Cícero, conhecido como líder religioso popular do Ceará.
"Foi um momento muito importante e de muita emoção. Disse ao papa Francisco que éramos muito gratos pela reconciliação de padre Cícero com a Igreja, que só aconteceu graças a ele. O papa, inclusive, disse que está estudando a beatificação do padre de forma muito positiva", afirmou o Camilo na época.