A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) multou a Enel Distribuição Ceará em R$28,7 milhões após fiscalização feita pelo órgão, sobre pedidos de novas ligações com aumento de carga ou necessidade de obras, que identificou demora nos atendimentos nas solicitações feitas pelos consumidores.
A inspeção que gerou a multa aconteceu entre os meses de abril e agosto de 2024, onde a Enel ultrapassou o prazo estabelecido por lei para atendimento aos consumidores em mais de 28,7% das amostras analisadas. A Arce informou também que, entre janeiro e dezembro de 2024, 12.856 reclamações foram direcionadas à Enel Ceará na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Até o dia 24 de abril de 2025, as reclamações totalizam 4.208.
A Enel Distribuição Ceará informa que foi oficialmente notificada da multa e que irá responder dentro dos prazos regulamentares estabelecidos, e esclarece que os dados analisados se referem ao período entre 2022 e 2023, quando houve um grande volume nos pedidos de obras. Ela também argumentou que está trabalhando para diminuir o prazo para conclusão das obras em toda a área de concessão, ampliando o número de suas equipes de extensão de rede em cerca de 30% até o fim do primeiro semestre deste ano.
Ai não é muito é ladrona minha conta de energia vem 370 eu passo o dia trabalhando só vou para casa dormir e minha conta de energia vem esse absurdo é muito é ladrona só porqueira de ver ela sair do sistema de atendimento ao público