O Governo do Estado do Ceará decretou luto oficial de sete dias em sinal de pesar pela morte do Papa Francisco, ocorrida na segunda-feira (21). Durante este período, a bandeira do Estado será hasteada a meio mastro. A medida, no entanto, não altera o funcionamento dos serviços públicos estaduais.
A notícia do falecimento do líder religioso causou comoção e gerou diversas homenagens de personalidades públicas e representantes políticos, incluindo o governador Elmano de Freitas (PT), que publicou em suas redes sociais: "Vai em paz, Papa Francisco. Seu legado de amor e dedicação aos mais pobres e desassistidos jamais será esquecido".
A governadora em exercício, Jade Romero, também prestou sua homenagem: "Ele nos deu a honra de termos um pontífice latino-americano e encantou o mundo com sua generosidade e respeito às diferenças. Seu trabalho e ensinamentos ficarão em nossas memórias", escreveu em suas redes sociais.
O decreto de luto oficial destaca o reconhecimento dado pelo Papa Francisco às manifestações da fé popular cearense durante seu papado. Este período foi marcado pela transformação da Menina Benigna em primeira Beata do Ceará e pelo início do processo de beatificação de Padre Cícero.